Rui Car
18/06/2018 09h05 - Atualizado em 18/06/2018 08h44

Por que você não deve comprar leite desnatado

O leite integral também não é tão gorduroso quanto você pensa

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Eu sempre adorei leite. Quando criança, era o semidesnatado. Eu comia cereal com leite no café da manhã todos os dias e tomava um copo de leite toda noite no jantar. Na universidade, troquei para o desnatado. Depois de ser terrivelmente clichê e ganhar alguns quilos, passei a comprar o leite desnatado como se a minha cintura dependesse disso. Agora, felizmente, só uso leite integral. Veja por que:

 

O leite desnatado não é tão saudável quanto fazem parecer.

A dieta com baixo teor de gordura foi refutada. Ela não leva à perda de peso sustentável, nem à prevenção de doenças cardíacas. Além do mais, quando as pessoas limitam drasticamente a ingestão de gordura, existe um risco de passarem a querer comer mais açúcar e carboidratos – duas coisas perigosas quando se trata do risco de diabetes.

 

Gordura faz bem.

Um estudo de 2016, publicado na revista Circulation, revela que as pessoas que consomem níveis mais altos de gordura proveniente de laticínios tiveram, em média, um risco 46% menor de contrair diabetes.

 

O leite integral também não é tão gorduroso quanto você pensa – geralmente há apenas 3,25% de gordura. Uma porção equivale a cerca de 12% do valor diário, o que pode parecer muito a princípio. Porém, essa gordura oferece sensação de saciedade por mais tempo.

 

Tem gosto de água.

Vamos encarar o fato: gordura é igual a sabor, então quando retira a gordura completamente, você não está apenas cortando os carboidratos, está também cortando o sabor. Comer cereal com leite desnatado ainda vai, mas se quiser beber um copo de leite (especialmente se for chocolate!), você merece pelo menos o leite semidesnatado.

Crédito da foto: Getty Images
 
É horrível na culinária…

O leite desnatado *geralmente* é horrível na culinária. A menos que a receita especifique o uso do leite semidesnatado ou desnatado, o leite integral costuma ser melhor. Tome o molho bechamel, por exemplo, cujo ingrediente principal é o leite e que você usaria numa receita de macarrão com queijo. Por mais desagradável que seja admitir, o paladar é mais encorpado com o leite integral. E, como já sabemos, é mais gostoso. Se você usar leite desnatado, terá que incrementar o molho adicionando mais manteiga e/ou mais sal.

 

… E em massas!

Nas receitas que vão ao forno, a gordura é responsável pela consistência “molhada” e fofinha. Se usar o leite desnatado, a massa vai ficar ressecada e murcha. O mesmo vale para as panquecas.

 

 

Lauren Miyashiro

Cosmo

Justen Celulares