Rui Car
21/05/2018 11h30 - Atualizado em 21/05/2018 08h57

Estudo afirma que algumas calorias são mais prejudiciais do que outras

As calorias de qualquer alimento têm o potencial de aumentar o risco de obesidade

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Comer de forma saudável é muito mais do que contar calorias. Uma dieta balanceada não se baseia apenas em números, e agora uma nova pesquisa mostrou que a quantidade de calorias que consumimos é tão importante quanto a fonte das mesmas.

 

O estudo, publicado no Obesity Reviews, revelou que as calorias presentes em bebidas açucaradas, como os refrigerantes, podem ser particularmente prejudiciais para a nossa saúde.

 

A equipe de 22 pesquisadores de diferentes universidades norte-americanas concluiu que apesar de conter a mesma quantidade de calorias, uma lata de 340ml de refrigerante é muito menos saudável do que uma batata de tamanho médio, que é rica em amido.

 

Enquanto o refrigerante pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e de diabetes tipo 2, a batata é rica em fibras e potássio, oferecendo diversos benefícios nutricionais.

 

“As calorias de qualquer alimento têm o potencial de aumentar o risco de obesidade e de doenças cardiometabólicas, já que elas podem contribuir diretamente para um superávit de energia e para o acúmulo de gordura,” explicou o estudo.

 

“No entanto, vários componentes presentes na dieta podem facilitar a obesidade e as doenças cardiometabólicas por meio de mecanismos adicionais que não são mediados unicamente pelo teor calórico”.

 

Enquanto consumir uma certa quantidade de calorias vindas de refrigerantes adoçados com frutose e xarope de milho de alta frutose pode aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames, consumir a mesma quantidade de calorias de fontes como o iogurte e o queijo pode ter o efeito oposto e diminuir o risco, informa o estudo.

 

A pesquisa também ressaltou as diferenças entre alimentos contendo quantidades iguais de gordura.

 

Por exemplo, ingerir alimentos ricos em gorduras poliinsaturadas, como sementes de chia e oleaginosas, pode reduzir o risco de doenças, enquanto comer a mesma quantidade de gorduras saturadas, como as presentes na carne vermelha, pode aumentar este risco.

 

A Dra. Kimber Stanhope, autora principal do estudo e bióloga nutricional da Universidade da Califórnia, disse que espera que a pesquisa possa esclarecer algumas das inconsistências presentes nas orientações nutricionais:

 

“Esta minuciosa revisão acadêmica das pesquisas atuais sobre nutrição, é uma contribuição valiosa que pode ajudar a melhorar a definição de estudos futuros e focar a atenção em áreas de pesquisa que podem ter o maior impacto no combate da epidemia de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2”.

 

 

Olivia Petter

Justen Celulares