Rui Car
22/04/2018 13h00 - Atualizado em 20/04/2018 15h01

O som mais alto do mundo criou ondas de choque 10 mil vezes mais potentes que uma bomba de hidrogênio

Assistência Familiar Alto Vale
Hypescience

Hypescience

Delta Ativa

No dia 27 de agosto de 1883, a Terra produziu o barulho mais alto já registrado pela humanidade. Ele veio da olha de Krakatoa, que fica entre as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia. O som foi ouvido a mais de 5 mil km por pessoas de 50 localizações geográficas diferentes.

 

A explosão aconteceu às 10h02 do horário local, e pessoas das ilhas de Andaman e Nicobar descreveram barulhos que pareciam tiros de armas a 2.090km e populações de Nova guiné e oeste da Austrália (4,8 mil km) relataram terem ouvido o que parecia uma artilharia vindo da direção noroeste.

 

Isso seria o equivalente a estar em Boston (EUA) e ouvir um som de Dublin (Irlanda). O som leva cerca de quatro horas para percorrer essa distância a 1,2 mil km/h.

 

O navio britânico Norham Castle estava a 64 km de Krakatoa no momento da explosão e o capitão relatou em seu diário que “tão violentas foram as explosões que tímpanos de metade de meus marinheiros se romperam. Meus últimos pensamentos estavam com minha queria esposa. Estou convencido que o Dia do Julgamento chegou”.

 

De acordo com o The Independent, a força dessa explosão foi 10 mil vezes a de uma bomba de hidrogênio, com o barulho equivalente a 172 decibéis a 160km de distância. O limite da dor para o humano é 130 decibéis. Se você tiver a infelicidade de estar ao lado de um jato em funcionamento, o barulho é de 150 decibéis. O limite de intensidade que um som pode atingir na atmosfera da Terra é de 194 decibéis.

 

O som deixou de ser audível para os humanos que estavam a mais de 5 mil km da ilha, mas a onda reverberou pela Terra por vários dias. A atmosfera ficou vibrando com um sino, imperceptível para nossos ouvidos, mas detectável por instrumentos que já estavam em uso em estações climáticas no mundo todo. A diferença de pressão do ar foi registada em Calcutá, na Índia.

 

O responsável por este barulho foi um vulcão de Krakatoa que entrou em erupção com tamanha violência que criou uma força grande suficiente para arrebentar a ilha, emitindo uma coluna de fumaça que se ergueu a 27km de altura.

 

Essa explosão criou um tsunami mortal que se ergueu a mais de 30 metros em altura. Esta onda destruiu 165 vilas costeiras. Os holandeses, que colonizavam a Indonésia na época, estimaram que 36 mil pessoas morreram.

Justen Celulares