Rui Car
20/03/2018 10h45 - Atualizado em 20/03/2018 08h47

Chegada de contraceptivo masculino ao mercado está cada vez mais próxima

A pílula anticoncepcional masculina está prestes a se tornar uma realidade

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Cientistas revelaram que uma versão experimental da pílula anticoncepcional masculina está mostrando resultados promissores em testes laboratoriais. No que foi descrito como “um grande avanço”, a pílula, que deve ser tomada uma vez por dia, foi testada com sucesso em 83 homens ao longo de um mês, por pesquisadores da Universidade de Washington.

 

Assim como acontece com a maioria das pílulas contraceptivas femininas, esta nova pílula, chamada dimethandrolone undecanoate, ou DMAU, contém uma combinação de hormônios – um andrógeno, como a testosterona, e um progestógeno. A nova forma de contracepção funciona reduzindo os níveis de testosterona e de dois hormônios necessários para a produção de espermatozoides.

 

Como resultado, os homens que fizerem uso do medicamento não produzirão espermatozoides suficientes para engravidar suas parceiras. Até o momento, os esforços para criar uma pílula diária, semelhante à versão feminina, haviam falhado pois os homens metabolizam e eliminam rápido demais os hormônios que ela libera.

 

No entanto, esta pílula específica também inclui o ácido graxo de cadeia longa, conhecido como undecanoato, que desacelera a passagem da medicação pelo corpo, o que significa que uma dose diária é suficiente para impedir a concepção. Além disso, os efeitos colaterais observados em tentativas anteriores de produzir uma pílula masculina, como danos hepáticos e redução da libido, também não foram identificados ao longo do experimento de um mês.

 

A pesquisa envolveu 100 homens saudáveis com idades entre 18 e 50 anos. Eles tomaram a pílula diariamente, junto com algum alimento, por um mês, e forneceram amostras de sangue no primeiro e no último dia para avaliar os níveis hormonais e de colesterol. Dos 83 homens que completaram o estudo, a maioria não sentiu fadiga ou perda da libido, e a maior dose testada, de 400mg, causou uma “supressão evidente” da testosterona e de dois hormônios necessários para a produção de espermatozoides.

 

Todos os participantes também demonstraram ter uma boa saúde renal e hepática, mas os resultados indicaram que a pílula só funciona se for consumida junto com algum alimento.

 

Um experimentou identificou que a pílula masculina pode ser segura e eficaz [Foto: Getty]
 
 

Comentando os resultados, que foram apresentados na Conferência Anual da Sociedade de Endocrinologia dos Estados Unidos, a professora Stephanie Page, pesquisadora principal do estudo, disse: “Apesar de ter níveis baixos de testosterona circulando no organismo, poucos indivíduos relataram ter sintomas consistentes com a deficiência ou o excesso da mesma”.

 

“A DMAU é um enorme avanço no desenvolvimento de uma ‘pílula masculina’ diária,” a professora Page continuou.

 

“Muitos homens afirmam que prefeririam uma pílula diária como contraceptivo reversível do que injeções de longo prazo ou géis para uso tópico, que também estão em desenvolvimento”.

 

A pílula masculina está chegando quase 70 anos depois da introdução da pílula anticoncepcional para as mulheres.

 

Além dos preservativos, que foram inventados em 1855, nunca houve um contraceptivo masculino temporário. Assim, se a pílula masculina continuar a obter bons resultados, será uma verdadeira reviravolta no campo da contracepção.

 

Apesar disso, ainda não sabemos se os homens realmente estarão dispostos a tomá-la e se as mulheres terão confiança suficiente para deixar esta responsabilidade em suas mãos.

Justen Celulares