Rui Car
17/01/2018 15h10 - Atualizado em 17/01/2018 14h02

Saiba tudo sobre a Bulimia

Entenda porque ocorre e conheça os principais sintomas

Assistência Familiar Alto Vale
Adilson Barroso - Ambientalista

Adilson Barroso - Ambientalista

Delta Ativa

É preciso que a bulimia ainda seja muito conversada, afinal transtornos alimentares acarretam diversos problemas e complicações à saúde,  que comprometem o estado nutricional de quem enfrenta esta doença. Geralmente, estes transtornos ocorrem entre a fase da adolescência e no início da fase adulta, podendo ser fruto de problemas psicológicos e outros fatores. Sua taxa de mortalidade é alta, por isso é importante prestar atenção em alguém que apresente sintomas dessa doença devastadora.

 

As práticas inadequadas para o controle do peso são os principais motivos do agravamento do estado de saúde de quem sofre de bulimia. O paciente provoca vômitos e faz usos descontrolados de diuréticos e laxativos. Acontece que a bulimia nervosa oscila em momentos de consumo exagerado de alimentos e o vômito provocado. Também há a prática incorreta de exercícios físicos e jejum, com o objetivo de perder peso, o que justifica um comportamento obsessivo em relação a própria aparência.

 

Muitos fatores externos podem levar uma pessoa a desenvolver bulimia, mas na maioria dos casos, acredita-se que a influência da mídia sobre o padrão de beleza é relacionado ao aumento dos índices de transtornos alimentares, fazendo com que mais e mais pessoas não aceitem o próprio corpo, gerando momentos de ansiedade e depressão que fazem o paciente a recorrer em práticas desesperadas e perigosas para o emagrecimento, ainda buscando alívio na comida, simultaneamente. Padrões culturais, fatores genéticos e questões traumáticas tambpem contribuem para o surgimento da bulimia.

 

Os principais sintomas da bulimia nervosa são:

  • Preocupação excessiva com a aparência;
  • Distorção da realidade diante ao espelho;
  • Inflamação e dor de garganta crônica devido aos vômitos forçados frequentes
  • Queda no  sistema imunológico;
  • Problemas no sistema digestório;
  • Lesões e de irritação no intestino;
  • Sangramento retal;
  • Erosão no esmalte dos dentes;
  • Desidratação;
  • Sentimentos de vergonha e desprezo.

 

O tratamento para bulimia deve ter a ajuda de um conjunto de profissionais adequados e o mais rápido possível, como nutricionistas, psiquiatras e psicólogos. É possível que inicialmente seja diagnosticada por um médico clínico geral. O principal fator do tratamento é o apoio e solidariedade da família e amigos, de forma que o paciente não se sinta desconfortável e envergonhado com a situação.

Justen Celulares