Rui Car
16/08/2017 09h55 - Atualizado em 16/08/2017 08h13

5 sinais de que seu relacionamento acabou

Muitas vezes, mesmo com amor, um casal não consegue mais seguir junto

Assistência Familiar Alto Vale
Portal Minha Vida

Portal Minha Vida

Delta Ativa

Ah, o amor! Esse sentimento tão lindo e romantizado, sinônimo de felicidade e romance também pode nos trazer sofrimento, pois ele não é o único responsável pelo sucesso do relacionamento. Além dele, a relação depende também da admiração que temos pelo outro, pelo caráter e qualidades e também pela forma como me sinto amado e completo.

 

 

Os problemas começam quando essa admiração deixa de existir e quando percebo que o outro já não me completa mais. É o sentir-se só e incompreendido mesmo acompanhado, a conhecida solidão a dois. Seria esse o motivo de muitos relacionamentos terminarem mesmo ainda existindo amor.

 

 

Os momentos de crise sempre vão existir e são superados porque apesar dos problemas, ainda existe admiração, respeito e completude de ambas as partes. Nesses casos a relação tem mais chance de ser resgatada, pois os problemas podem ser conversados e ajustados para que tudo volte a ser como antes.

 

Mas então como saber se é um momento de crise ou se o relacionamento chegou ao fim? Confira 5 sinais que podem te ajudar a identificar o fim de um relacionamento.

 

1. Pouca sintonia

Com o passar do tempo e da convivência, percebemos que já não caminhamos mais lado a lado, falta sintonia com o parceiro e a sensação é a de caminhar em direções opostas.

 

 

2. Falta de planos em comum

Ter objetivos e metas em comum são um ponto forte para a união do casal. Quando os planos não se encaixam mais e cada um começa a pensar de forma individual, vale a pena rever a relação.

 

3. Dificuldade de diálogo

Uma dificuldade comum de muitos casais é conseguir conversar sobre qualquer assunto. Nos momentos de crise existe não só a dificuldade, mas também o interesse em tentar conversar. Quando a relação chegou ao final, não existe mais a vontade de tentar e nem o interesse em querer escutar o outro.

 

4. Visão negativa do parceiro

Quando uma relação acaba, fica difícil enxergar coisas positivas na outra pessoa ou elogia-las. Por isso, temos a tendência de criticar e nos irritarmos com tudo o que o outro faz.

 

5. Falta de admiração e de reconhecimento

Esses são os pontos mais importantes que indicam o fim, já que em uma relação buscamos acolhimento, compressão, importância e reconhecimento reciproco. Queremos admirar e sermos admirados, é essa reciprocidade que alimenta os relacionamentos.

 

O que fazer quando isso acontece?

O relacionamento acabou, e agora? Como sair de um relacionamento que acabou? Confira o passo a passo para terminar o relacionamento e se reequilibrar emocionalmente após o término:

 

 

Reconhecer o problema: A fase anterior a qualquer separação é sempre muito delicada, pois sempre temos uma resistência em enxergar que as coisas não estão bem e que talvez não seja só uma crise. O primeiro passo é reconhecer que existe um problema a ser enfrentado.

 

Aceitar que chegou ao fim: A aceitação é uma fase de reflexão e tristeza, pois é marcada pela análise de toda a história, sensações de “podia dar certo”, “poderia ter feito” e muitos momentos de culpa. Mas se uma relação chegou ao fim, cabe aos dois aceitar o passado e olhar o futuro para seguirem suas vidas. Quando você ainda ama e admira o parceiro, mas não é recíproco, pode ser mais difícil de aceitar, mas pense que você merece alguém que também te ama e te faça feliz.

 

Superar os medos: olhar para o futuro pode ser angustiante porque geralmente ele vem acompanhado de incertezas e pensamentos negativos. Todos os nossos traumas, inseguranças e sentimentos de solidão e de abandono que há tempos estavam esquecidos voltam a nos assombrar como fantasmas, fazendo-nos ter medo de recomeçar.

 

Resgatar a autoestima: Nunca é tarde para sermos felizes, a vida dos dá todas as oportunidades de seguir em frente em busca do que queremos e temos capacidade e recursos para tal. Tendo isso em mente, pense que uma experiência negativa não anula tudo de bom que você tem e faz.

 

Pensar positivo: Mesmo que seja muito complicado o processo de separação, talvez este seja o passo principal para que ambos possam voltar a ser felizes. Fomos feitos para sermos realizados, e é para isso que devemos viver, buscando o melhor para a nossa vida, sempre.

 

 

Manter a harmonia com outro: Quando o casal tem filhos, é muito importante manter o respeito, para que a relação seja cordial e educada. É muito estressante para uma criança viver em um ambiente conflituoso e com regras diferentes. Por isso, não coloquem os filhos no meio do conflito e conversem respeitosamente entre si sobre as regras e os limites para que eles sejam iguais.

 

Projetar o futuro: Ter projetos de vida e objetivos a serem alcançados ajudam a superar momentos de tristeza, vazio e tendência a depressão. Nada melhor que projetar o futuro para se desprender do passado.

 

Sair de uma relação pode ser tão difícil porque despedir-se de um amor é despedir-se de si mesmo.

Justen Celulares