Rui Car
28/06/2017 09h55 - Atualizado em 28/06/2017 08h19

Cientistas desenvolvem tecnologia capaz de carregar celular usando urina

Eles esperam poder usar a técnica em alguns países mais pobres

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Cientistas do Laboratório de Robótica de Bristol, na Inglaterra, desenvolveram uma tecnologia capaz de transformar urina em fonte de energia capaz de carregar um smartphone.

 

A ideia foi testada no festival de Glastonbury, principal evento de shows de música na Europa, que aconteceu no último fim de semana. 

 

“Transforme seu xixi em algo útil”, diziam os cartazes do banheiro especial instalado no evento.

 

Nomeado de “Pee Power” (poder do xixi em inglês), a tecnologia funciona com o uso de células de combustível revestidas de micro-organismos “comedores de dejetos” que processam a urina e, com isso, geram eletricidade, de acordo com informações da BBC. 

 

Por enquanto, a energia gerada é capaz de carregar de forma bem lenta a bateria de um smartphone ao mesmo tempo em que produz água limpa e fertilizante a partir das substâncias contidas na urina. 

 

“Nossa proposta é usar a urina, um dejeto, para gerar eletricidade. Não estamos dependendo da natureza errática do vento ou do sol: se existe um produto cujo oferta é sem fim, esse produto é a urina”, disse Ioannis Ieropoulos, que coordena o projeto, à BBC. 

 

Eles esperam poder usar a técnica em alguns países mais pobres como forma de criar energia limpa e renovável.

 

Segundo a BBC, o projeto foi selecionado pela Fundação de Bill e Melinda Gates como uma das propostas que podem ampliar o acesso a saneamento básico, que afeta mais de 2 bilhões de pessoas no mundo. 

Justen Celulares