Rui Car
23/03/2017 09h05 - Atualizado em 23/03/2017 08h32

Descubra como uma foto de celular ajudou um pai a descobrir que seu filho tinha câncer

Jaxson nasceu cinco semanas antes do previsto

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Jaxson Scrivens tinha cerca de um ano de idade quando seus pais, Owen e Emily, perceberam algo estranho após tirar uma foto com um smartphone. Observando a foto, Owen notou que um dos olhos do filho estava vermelho, enquanto o outro tinha um reflexo branco.

 

Após pesquisar online, o casal do Reino Unido descobriu que o flash de câmeras pode ajudar a detectar possíveis casos de retinoblastoma, um tumor maligno de retina que afeta crianças. O flash cria um reflexo branco na pupila do olho da criança, destacando um tumor que não seria perceptível de outra forma. O reflexo só é visto em fotos nas quais o olho saudável fica vermelho por causa do flash.

 

“Eu dei uma olhada em fotos antigas e realmente dá para perceber em que ponto houve uma alteração no final de novembro”, disse Owen em uma entrevista para o Metro U.K. “Não havia mais nada errado, embora tenhamos notado, pela cor do olho, que ele estava começando aparentar um pouco de estrabismo”.

 

Jaxson nasceu cinco semanas antes do previsto e os médicos já haviam dito que a saúde dele estava perfeita, mas Owen e Emily não quiseram arriscar.

 

Durante uma consulta inicial com um oftalmologista, eles foram informados de que Jaxson “provavelmente tinha astigmatismo e precisaria usar óculos”. Ele foi encaminhado para especialistas no hospital Royal London, onde fez exames de retina. Os médicos confirmaram que ele tinha retinoblastoma.

 

O pequeno Jaxson podia ter uma perda temporária de visão periférica no olho direito, mas a quimioterapia parecia uma boa opção para salvar o olho e acabar com o tumor.

Exames de vista de Jaxson. Durante uma consulta inicial com um oftalmologista, os pais foram informados de que Jaxson “provavelmente tinha astigmatismo e precisaria usar óculos”. (Foto: GoFundMe)

 

 

Na página criada pela família no site GoFundMe (onde eles arrecadaram mais de 1.600 dólares canadenses em um dia), Owen dolorosamente fala sobre como seu filho, que hoje tem 14 meses de idade, deve estar se sentindo, descrevendo o tratamento do ponto de vista de Jaxson:

 

“A quimioterapia me fez perder meu cabelo, faz eu me sentir mal, fraco, cansado e tudo fica com um gosto metálico, embora eu esteja tomando vários remédios para tentar controlar a doença. Os efeitos colaterais me fazem chorar muito”.

 

Jaxson passou por sua primeira rodada de quimioterapia no dia 30 de dezembro de 2016. O tratamento encolheu o tumor em um terço do seu tamanho original, mas Jaxson precisou fazer quimioterapia a cada três semanas, além de tirar sangue toda semana. Para fazer isso, os médicos inseriram uma linha Hickman no topo do coração do garoto. A linha passa através do pescoço e vai até o peito. Toda semana, as enfermeiras trocam os curativos que circundam a linha. A família espera que a história de Jaxson incentive outros pais a ficarem cientes da possibilidade de seus filhos terem retinoblastoma.

 

Jaxson precisou passar por quimioterapia para encolher o tumor. (Foto: GoFundMe)

 

 

“O que realmente nos chocou ao falar com as pessoas sobre o assunto é que algumas disseram que um sobrinho ou sobrinha também tinham um reflexo no olho, mas todo mundo achou que não era nada demais”, contou Owen ao Metro.

 

Embora uma mancha no olho nem sempre signifique que a criança tenha um tumor, o diagnóstico precoce é fundamental para garantir um tratamento eficiente.

 

“É algo muito simples de detectar. Não aparece em todas as fotos e nem todo mundo seria capaz de perceber, mas muitos conseguiriam”, continuou Owen. “Algumas crianças no hospital tiveram os dois olhos removidos, o que é horrível. Queremos que as pessoas percebam o problema nos estágios iniciais”.

 

 

Nisean Lorde
Yahoo Canada Style

Justen Celulares