Rui Car
24/02/2017 15h10 - Atualizado em 24/02/2017 13h50

O pior problema dos chicletes não são as cáries (mesmo os ‘sem açúcar’ fazem mal)

Causam desgaste dental através da descalcificação

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Passar o dia mascando chiclete tem outros efeitos colaterais além dos danos que esse hábito causa aos dentes.

 

Por exemplo, você pode ter um transtorno na articulação temporomandibular e acabar ficando com enormes dores de cabeça, de dente ou de ouvido. Além disso, esse hábito também provoca inchaço, produção excessiva de ácido estomacal e outros sintomas gastrointestinais, incluindo a diarreia.

 

Até mesmo os chicletes sem açúcar são prejudiciais à saúde, já que eles contêm conservantes como o aspartame ou sorbitol, que causam desgaste dental através da descalcificação.

 

Uma pesquisa feita no Hospital Universitário Charité, de Berlin, mostrou que o sorbitol serve como laxante e pode causar dores de estômago e diarreia crônica, se tomado em excesso.

 

É divertido, mas passar o tempo mascando chiclete causa dores de estômago, dores de cabeça e pode até mesmo alterar seu metabolismo. (Foto: Getty)
 
 

Além disso, o movimento de mascar desgasta as articulações da mandíbula, adverte um estudo feito pelo Institute of Functional Medicine da Cleveland Clinic. Os músculos que se movem durante esse movimento estão conectados ao cérebro, o que causa impactos na cabeça.

 

Outro resultado surpreendente de testes envolvendo chiclete é que ele aumenta o desejo por junk food, incluindo frituras e hambúrgueres.

 

Se apenas isso já não for suficiente para você abandonar um chiclete, um estudo realizado por pesquisadores da Binghamton State University, em Nova Iorque, encontrou mais um motivo.

 

De acordo com essa pesquisa, os aditivos contidos na goma de mascar incluem nanopartículas de dióxido de titânio, que afeta a capacidade das células intestinais de absorver nutrientes, agindo como uma barreira para os agentes patógenos.

 

O ar que você engole enquanto masca chiclete faz com que você sinta inapetência e tenha gases. (Foto: Getty)
 

Os autores do estudo expuseram células intestinais à ação dessas nanopartículas por vários dias, provando que elas se tornaram menos capazes de absorver ferro, zinco e ácidos graxos. Além disso, também foram notados sinais de inflamação intestinal.

 

Mesmo que você não engula o chiclete, o dióxido de titânio chega ao intestino porque as nanopartículas são liberadas durante a mastigação.

 

Monica De Haro
Yahoo Vida y Estilo

Justen Celulares